11 abril 2014

O DEUS QUE SE COMPADECE DO MAIS VIL PECADOR


O salmo 40 é mais um dos testemunhos de fé que Davi dá das misericórdias de Deus em sua vida. O salmista Davi diz que através de sua atitude de fé, projetou-se em direção a Deus e permaneceu firme na esperança de que Deus seria fiel e misericordioso para julgá-lo. Mesmo que ele fosse um pecador, ainda assim, Deus não o julgaria segundo os seus muitos pecados. Essa misericórdia é manifesta quando Deus se inclina para ele, e em sinal de atenção e de compadecimento, O ouve, resgatando-o de sua vida de pecados e corrupção. (vers. 1).

Para o salmista, a sua situação antes de Deus ter se compadecido dele era descrita como se ele estivesse em um lago horrível, em um charco de lodo. A ideia é repassar uma situação de miséria, de uma vida dominada pelo pecado, pela corrupção; mas, por causa da compaixão de Deus é resgatada, não mais para viver no lodo do pecado, que é escorregadio, mas para viver firme na rocha, na obediência à palavra de Deus. (vers. 2,8).

Além de Deus ter usado de misericórdia para com o salmista, e ouvido o seu clamor lhe resgatando de sua vida de pecados, o Senhor lhe deu firmeza. Com isso, entendemos que Deus realizou uma grande obra na vida desse homem. O salmista diz que Deus lhe deu tanto motivos para que ele louvasse o nome do Senhor, por causa desse resgate; como também condições favoráveis para que ele pudesse fazer isso, firmando os seus passos.

Não há a mínima possibilidade de uma pessoa ter motivos para louvar a Deus quando esta ainda está sucumbindo em um mar de pecados. Ora, se não há motivos para se louvar a Deus dessa maneira, muito menos condições favoráveis para se fazer isso. Mas, quando Deus usa de misericórdia e age em favor do ser humano quebrantando o seu coração endurecido e provocando nesse ser um arrependimento sincero que não resiste a ação do seu Espírito, essa pessoa é resgatada, motivada e condicionada a viver para louvar a Deus. (vers. 3).

Outra coisa muito interessante e que deve ser colocada em observação é que a obra que Deus fez na vida de Davi, descrita neste salmo, é por demais grandiosa. Em se tratando dessa transformação em sua vida, ele diz que muitos o verão, e não somente isso, mas verão e temerão, e como se não bastasse, confiarão no Senhor. O que o salmista está dizendo é que muito verão a sua redenção, o perdão dos seus pecados, que Deus não o rejeitou. Além disso, ele ainda diz que isso provocou temor aos que o viram, ou seja, quando os seus adversários pensaram que ele tinha sido abandonado por Deus, perceberam que Este não o abandonou, pelo contrário, o redimiu. Isso provocou um choque, um impacto. 

Muitos perceberão que o Deus que o salmista serve é realmente diferente, pois ainda que justo para exercer juízo sobre a transgressão, é também misericordioso para atentar para o pecador quebrantado e o redimir de sua transgressão. Por isso, diz o salmista, muitos confiarão no Senhor. Muitos saberão da existência do Deus que vê além do pecado do ser humano. Confiarão que podem recorrer, tal qual o salmista, às misericórdias de Deus em suas vidas e serem igualmente redimidos.

A mensagem do salmo 40 é um desafio de Deus para todo pecador. O que a palavra esta dizendo é que, mesmo no pecado, o ser humano, ainda que não tenha condições próprias de redenção, mesmo assim, arrependido de todas as suas transgressões, ainda pode confiar que Deus é misericordioso para resgatá-lo e firmar os seus pés em uma rocha e torná-lo em uma nova criatura. Estas misericórdias estão diretamente ligadas ao plano de Deus para salvar a a humanidade. Trata-se do plano de Deus de através de Jesus, Seu único filho, resgatar o ser humano.

A bíblia diz em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. E em Romanos 5:8 também está escrito: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Assim, entende-se que somente através das misericórdias de Deus, por Jesus Cristo, é que todo pecador ainda pode ter esperança. Amém.

Por Pastor Magnus 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes