16 fevereiro 2014

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUAZEIRO/BA - PARTE 1: O VAPOR SALDANHA MARINHO

Começamos o nosso registro de algumas postagens referentes ao patrimônio histórico da cidade de Juazeiro/BA. A princípio, queremos compartilhar com os nossos leitores, da história do vapor Saldanha Marinho, conhecido mais popularmente pela população juazeirense como Vaporzinho. O Saldanha Marinho foi o primeiro barco a vapor a navegar pelas águas fluviais do São Francisco. Segundo a história, foi o primeiro barco a navegar nessas águas com o D. Pedro II, isto no final do século XIX. Construído no Estados Unidos, o Vaporzinho chegou a navegar por um bom tempo nas águas do rio Mississipi. Foi trazido para o Brasil, onde navegou até a década de 1970.    

Nesta imagem temos o Saldanha Marinho colocado na Orla Fluvial do São Francisco, na cidade de Juazeiro/BA. Neste local o barco serviu de restaurante e pizzaria durante um período de mais de uma década. Entretanto, durante esse tempo, sofreu vários danos em sua estrutura, e isto, por falta de cuidados e conservação.

Há cerca de um ano, o Vaporzinho foi transferido de local. Atualmente encontra-se na Nova Orla Fluvial, onde fica localizado, próximo daí, o antigo Porto Fluvial da cidade. Este é agora, um dos pontos turísticos mais visitados de Juazeiro/BA. 

Imagem da Orla à noite, onde fica localizado atualmente o barco a vapor Saldanha Marinho, conhecido como Vaporzinho, em Juazeiro/BA. 

Por: Magnus Kelly
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes