27 março 2014

HISTORIA DE COMO A IGREJA DE CRISTO CHEGOU A CIDADE DE JUAZEIRO, MUNICÍPIO DA BAHIA

-
INTRODUÇÃO

Queremos compartilhar com os nossos leitores da história que deu início a Igreja de Cristo na cidade de Juazeiro, que pertence ao estado da Bahia, na região Nordeste do País. Nosso objetivo é deixar registrado em forma de arquivo as principais etapas do surgimento desta igreja e, desta forma, deixar a disposição, informações importantes para datas posteriores. Trataremos então de como surgiu a ideia da implantação, quando aconteceu, qual o obreiro coordenado pelo projeto para iniciar os trabalhos, qual a localização inicial da igreja e por último: apresentar a principal proposta dessa igreja para a sociedade juazeirense.



COMO SURGIU A IDEIA DA IMPLANTAÇÃO
Em primeira instância, é de fundamental importância registrar algumas informações a respeito de como a Igreja de Cristo chegou à cidade de Juazeiro/BA. Isso se dá pelo fato da existência de todo um processo de acontecimentos que antecederam essa chegada. Estamos nos referindo às próprias circunstâncias que estiveram envoltas da ideia de se realizar a implantação dessa igreja. Dizemos isso porque foi devido a essas circunstâncias, até então de extremas dificuldades, que Deus, devido suas infinitas misericórdias decidiu agir, tendo em vista o fortalecimento da caminhada da igreja.


Contextualização

A Igreja de Cristo no Brasil é dividida administrativamente em várias regiões eclesiásticas. Dentre essas, está a região Oeste RN/PB e BA. Esta Região é formada por várias igrejas, sendo que a maioria está localizada no Estado do Rio Grande do Norte. As demais, como a própria nomenclatura da região sugere, estão nos Estados da Paraíba e Bahia, respectivamente. São cerca de dezenove igrejas no Estado do Rio Grande do Norte. São elas: Major Sales / Encanto / Lagoa Nova / Pau dos Ferros / São Miguel / Coronel João Pessoa / Riacho de Santana / Pilões / Caraúbas / Olho D'água do Borges / Umarizal / Rafael Godeiro / Apodi / Martins / Serrinha dos Pintos / Mossoró / Ceará-mirim / Currais Novos e Angicos. No Estado da Paraíba são duas igrejas: Catolé do rocha e Sousa. Por último, Bahia: com uma igreja na cidade de Irecê. 



No mapa abaixo, nas partes coloridas, segue-se uma visão panorâmica dos Estados onde estão localizadas essas igrejas: 

Observe que na própria localização dada no mapa há uma diferença muito grande com relação a distância entre as igrejas do Rio Grande do Norte e Paraíba da igreja que está em Irecê, no Estado da Bahia, nesta parte destacada de vermelho, no mapa acima. Segundo o Site "Ache distância", que calcula a quilometragem de uma cidade para outra, a trajetória percorrida entre a cidade de Sousa, a última do grupo RN/PB (sentido Norte-Sul) e também a mais próxima da cidade de Irecê/BA, é de cerca de 900 Km de distância. 



Dentre as diversas dificuldades existentes das igrejas dos Estados RN/PB em relação a igreja na cidade de Irecê/BA, a maior delas era, sem dúvida, a grande separação causada pela distância. Foi com certeza, esse, o fator principal, que levou Deus a colocar primeiramente no coração do pastor David Marroque Teixeira e através deste, logo depois, no coração da Igreja de Cristo em Apodi/RN, igreja que o mesmo pastoreia, o desejo de criar um projeto que aproximasse essas igrejas do Rio Grande do Norte e Paraíba da Igreja de Cristo na cidade de Irecê, Estado da Bahia.  


Criação do Projeto "Aproximação"
Segundo o pastor David, foi em uma viagem realizada no mês de janeiro de 2012, que ele observou que a distância estava tanto dificultando o entrosamento como provocando diferenças fundamentais entre as igrejas da região. Foi nesse exato momento também, que o mesmo resolveu "organizar em forma de projeto o 'Aproximação' que é nada mais do que um conjunto de esforços objetivando a possibilidade de aproximação entre as Igrejas mencionadas" (Pr. David. In: icapodi).


Objetivos do Projeto
Ainda de acordo com as palavras do pastor, em sua publicação feita no dia 10 de Março de 2012, em seu Web Site ICAPODI, com o título: Projeto Aproximação - Confirme, na parte que diz respeito aos objetivos do projeto, Ele diz: "Aproximação, este é o principal entre os demais". Neste ponto o pastor faz referência a experiência vivida por Neemias quando reconstruía os muros da cidade de Jerusalém pressionado por diversas ameaças dos seus inimigos. Lembra ainda que visando fortalecer o grupo para uma possível investida do inimigo, Neemias resolveu aproximar os trabalhadores entre si; assim teriam mais chances de resistirem contra os ataques dos seus adversários e ao mesmo tempo, terminarem a obra da reconstrução do muro. 


É assim que está escrito: "E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós. Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas" (Neemias 4:19-21).


Além de alcançar esse objetivo, o projeto "Aproximação" também visa atingir outros pontos de fundamental importância na referida região. Ainda na mesma publicação o pastor deixa visíveis essas metas a serem conquistadas. Uma delas é a convivência, o compartilhamento. Sobre isso ele diz: "As nossas igrejas aqui na Região vivem experiências agradáveis na medida em que se entrosam em uma convivência de muita comunhão e compartilham os dons e o serviço que a todos é dado usufruir. A distância tem entre outras desvantagens a capacidade de afastar, de privar, alongar esta excelente experiência da vida humana que a convivência e o compartilhamento beneficiam, quando em grupos temos os mesmos objetivos e trabalhamos em uma só direção". 

Depois disso faz uma citação de uma experiência  vivida pelo apóstolo Paulo quando chegou à cidade de Éfeso e encontrou a dois irmãos com quem compartilhou a fé e dividiu as experiências do trabalho. Segue-se o texto bíblico: “E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas" (Atos 18:01-03).

Finalizando a parte que diz respeito aos objetivos do projeto, o pastor ainda fala de manter a comunhão, afirmando que esta torna as coisas muito melhor e mais fáceis no meio dos irmãos. Para o pastor David isso acontece quando existe "entrosamento, troca de idéias, de métodos de trabalho, quando compartilham experiências vividas com o Senhor, quando desfrutam do companheirismo mútuo e dividem as dificuldades e as soluções para cada situação desfavorável".

E para concluir cita um exemplo extraído da bíblia e que serve de referência para basear suas palavras: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (Atos 2:41-47).

Organização do Projeto "Aproximação"
Depois da viagem do pastor David, realizada no período que corresponde aos dias de 23 a 26 de Janeiro de 2012, como está registrado em outra de suas postagens em sua página no blogger no dia 30 de Janeiro do mesmo ano, com o título: Projeto Aproximação,  logo passou a serem organizadas as orientações com relação a aproximação dessas igrejas. Segundo se percebe na matéria, as orientações eram para se implantar dentro da trajetória que liga o Rio grande do Norte ao estado da Bahia, várias igrejas nas principais cidades do trajeto, que após serem implantadas passarão a aproximar e, além disso, formarem uma ponte ligando a região dos estados RN/PB à Igreja de Cristo na cidade de Irecê, fortalecendo assim toda a região Oeste RN/PB e BA.  

Portanto, como já foi dito acima, o projeto trata-se da implantação de 07 igrejas nas 07 principais cidades localizadas dentro do trajeto até Irecê. "As cidades escolhidas foram: Cajazeiras, na Paraíba, Salgueiro e Petrolina em Pernambuco, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina e Morro do Chapéu na Bahia". Como a ideia principal é aproximar, tornar um elo, fortalecer, então, com essas implantações os objetivos são definitivamente alcançados, pois as igrejas caminharão juntas, recebendo o devido apoio umas das outras e assim haverá maior reciprocidade em ambos os extremos.

Divulgação do Projeto "Aproximação"
Depois da etapa do planejamento e da organização das partes a serem colocadas em ação, o próximo passo foi espalhar, divulgar pra valer, incentivar a igreja, procurar de todas as formas criar no coração dos irmãos e dos obreiros, o sentimento de apoio e cooperação e, além de tudo, o desejo de contribuir financeiramente com o projeto. Durante todo o ano de 2012, de Janeiro a Dezembro, o pastor David, juntamente com a Igreja de Cristo em Apodi e alguns obreiros da região, pois nem todos abraçaram a causa, levantaram um propósito de orar, interceder, clamar a Deus pedindo para que o Senhor abrisse as portas para dar-se início a esses trabalhos de implantação.

Foram dias de muito fervor no meio do povo de Deus, principalmente entre aqueles que abraçaram a causa do projeto "Aproximação". Apesar das chacotas de alguns; de gente que expressou todo tipo de reação contrária; de pessoas que mesmo não tendo trabalhado o mínimo sequer para apoiar, mas estavam sempre dando opiniões desanimadores; opositores que trabalharam contra às escondidas, no anonimato; mesmo apesar disso, todas essas oposições eram abafadas pelo desejo da aproximação, da comunhão, do compartilhamento com os irmãos da Igreja de Cristo em Irecê.

Primeiro trabalho implantado pelo Projeto "Aproximação"
Depois da etapa de divulgação, era chegado o momento de colocar na prática o trabalho de implantação. Nessa fase, foi feita ainda uma viagem de reconhecimento em cada uma dessas sete cidades, viagem essa que, inclusive, ficou denominada como a I Peregrinação. Em seguida, aconteceu a escolha da 1ª dessas 07 cidades onde a igreja seria implantada. Depois, houve a preparação da igreja na região e especialmente em Apodi para enviar o obreiro, e na sequência, o agendamento para a realização da II peregrinação, período em que aconteceria uma movimentação de três dias de trabalhos evangelísticos intensivos e quando o obreiro seria apresentado a frente dos trabalhos na referida cidade. 

Implantação da Igreja de Cristo em Petrolina/PE
A primeira igreja implantada pelo Projeto Aproximação foi na cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco. O obreiro empossado a frente desse trabalho foi o pastor Daniel Ferreira, na data correspondente ao dia 08 de Julho de 2013, numa Segunda-feira. A sua posse foi feita pelo pastor Francisco Higino, que pastoreia a Igreja de Cristo na cidade de Mossoró/RN e que é o Vice-presidente do Conselho de Obreiros das Igrejas de Cristo na Região Oeste RN/PB e BA. O culto onde foi, de maneira oficial, dada a posse ao referido obreiro aconteceu no prédio alugado pelo Projeto Aproximação para funcionar como Casa de Oração da Igreja de Cristo nessa cidade. Sua localização é na rua da Polônia, no bairro do Areia Branca.

Foi uma belíssima reunião, marcada por um bom número de obreiros, irmãos e irmãs que estavam apoiando toda a movimentação. Estas são palavras do pastor David sobre a reunião: "No primeiro dia de Peregrinação sob a orientação do Projeto Aproximação, tivemos a oportunidade de dar posse ao Ev. Daniel na direção da Igreja de Cristo em Petrolina Pernambuco. Foi uma grande reunião com o salão cheio, salão que também foi dedicado durante a passagem dos peregrinos, conforme vemos na foto. Muitos irmãos estiveram presentes participando da reunião. O dirigente foi o Pr. Francisco Higino e o pregador foi o Bispo Antonio Tarcísio Barros. Foi uma grande reunião na presença do Senhor" (Pr. David. In: ICAPODI. Peregrinação em Petrolina - Dia 08 de Julho. Data da publicação, 12 de Julho de 2013).

IMPLANTAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO EM JUAZEIRO/BA
A Igreja de Cristo na cidade de Juazeiro, no estado da Bahia, foi a 2ª igreja a ser implantada pelo Projeto "Aproximação". O obreiro enviado pelo projeto foi o pastor Magnus Kelly, até então servindo na igreja na cidade de Caraúbas/RN como evangelista. A chegada do pastor, juntamente com a sua esposa Adriana e seu filho Gabriel à cidade, foi no dia 06 de Julho de 2013, no início da tarde desse dia. Depois de uma viagem tranquila, a família consegue chegar até a casa onde estava residindo o casal Daniel e Míriam. Depois de uma parada aí para descansarem um pouco, ainda durante a tarde desse dia, o pastor se dirige à cidade de Juazeiro acompanhado desses irmãos com a finalidade de encontrar uma casa para aí fixar residência.

Depois de dois dias de procura, enfim, esses irmãos conseguem alugar uma casa. A localização da mesma fica na rua Carlos Drumond de Andrade, n° 186b, no bairro Maringá. No 3° dia após a sua chegada, o pastor e sua esposa dão início ao processo de acomodação dos móveis e objetos pessoais. No 4° dia, que corresponde a data de 08 de Julho de 2013, aconteceu a chegada dos irmãos que estiveram realizando a III Peregrinação do Projeto Aproximação, a maioria vinda da cidade de Apodi/RN. Como relatado acima, nesta data, aconteceu a posse do pastor Daniel, que passaria a estar a frente dos trabalhos da igreja na cidade de Petrolina/PE.

No dia 09 de Julho de 2013, numa noite de Terça-feira, aconteceu na cidade de Juazeiro o culto que deu início, de maneira definitiva e oficial, os trabalhos de implantação da Igreja de Cristo nessa cidade. Segue-se abaixo matéria extraída na íntegra da página ICAPODI, organizada pelo Pastor David Marroque Teixeira, pastor da Igreja de Cristo em Apodi e coordenador de todo o Projeto "Aproximação":

No dia 09 do mes de julho de 2013, aconteceu a visita da III Peregrinação promovida pelo Projeto Aproximação, sob a coordenação do pastor David Marroque Teixeira, pastor da Igreja de Cristo em Apodi que apoia incondicionalmente o Projeto. No dia 09 ja vinda de Petrolina a Peregrinação esteve em Juazeiro e lá fez visitas durante o período da manhã, e a noite o culto evangelístico, oportunidade em que foi dado posse ao evangelista Magnus Kelly na direção do trabalho da igreja de Cristo naquela cidade apoiado pelo Projeto Aproximação. Na oportunidade aconteceu a primeira decisão na nossa Igreja naquela cidade e tivemos também a adesão de duas irmãs que vieram se congregar conosco. Foi uma noite de bençãos de muitas expectativas na presença do Senhor. A direção do culto foi do Bispo Antonio Tarcísio Barros, e a mensagem foi com o Evangelista João Bosco de Lima, e Deus visitou o seu povo.

Presbítero Pinheiro Viana fazendo a leitura da Palavra no culto na cidade de Juazeiro-BA.

Bispo Antonio Tarcísio Barros, dirigente do culto a noite na cidade de Juazeiro

Pastor Luiz Carlos da congregação em Melancias - Apodi participando do culto.

Irmã Leia Costa com o seu violão participando do culto em Juazeiro

Evangelista João Bosco de Lima foi o pregador da noite.

Evangelista Magnus Kelly sendo empossado pelo Pr. Higino no trabalho da Igreja de Cristo em Juazeiro.

Irmão Silvano primeiro decidido na nossa Igreja em Juazeiro.

Os primeiros irmãos da nossa igreja em Juazeiro.

PROPOSTA DA IGREJA DE CRISTO EM JUAZEIRO/BA
Atualmente a Igreja de Cristo nessa cidade conta com um número de 6 irmãos, contando com o Gabriel. São estes: Pastor Magnus, Adriana, Alcivando, irmão José e o irmão Ítalo Ramon. A cada dia, temos levado a palavra de Deus aos corações dos cidadãos juazeirenses. A tarefa é árdua, repleta de desafios e obstáculos, mas mesmo em um pequeno número, por enquanto, continuamos no lugar onde cremos que Deus nos colocou para realizarmos a Sua soberana vontade. 

CONCLUSÃO
Em suma, entendemos que Deus tem os Seus meios de trabalhar. Ele sabe o que fazer e como fazer para realizar os Seus projetos. "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele" (1 Coríntios 1:27-29). O nosso louvor a Deus é por sabermos que embora sendo quem somos por natureza, mesmo assim, Ele nos quer, e por causa do Seu amor e misericórdia em Jesus Cristo, nos torna dignos do privilégio de podermos participar das suas obras. Que o Senhor nos ajude. Ore por nós e pelo Projeto "Aproximação".

Por: Pastor Magnus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes