25 julho 2012

UM PENSAMENTO SOBRE LITERATURA

A função da literatura nos dias de hoje
A literatura pode ser entendida na atualidade como uma ferramenta usada por homens e mulheres para expressarem os seus mais diversos e ocultos sentimentos. Através dela os seres humanos podem viver numa perspectiva de mundo diferente, perspectiva essa, que vai além daquilo que consideramos real, pois ela tem o poder de fazer com que as pessoas vivam o imaginário, aquilo que é fictício, que existe apenas na dimensão dos sonhos, mas que para tais, é mais que isso: É um mundo verdadeiro.
Pensamos que a literatura não é apenas uma disciplina com uma grade curricular, nem tampouco algo que se limite ao campo literário, mas uma arte que vai além. Por meio dela somos levados a viagens de profundos momentos de reflexão, a buscas por respostas de coisas que não compreendemos. Mais que isso, ela leva-nos a um estado de crítica diante de situações que exigem de nós uma postura firme, dar-nos outra opção com relação à maneira como vemos o mundo.
Podemos dizer que um dos aspectos mais importantes da literatura é a poesia. Em se tratando da poesia concreta, foi reconhecida oficialmente no Brasil por volta dos anos 50, mais precisamente em 1956. Nesse tempo, se destacaram os nomes de três poetas nacionais, conhecidos como: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Nesse aspecto, a mensagem era mais ornamentada, criativa. Do ponto de vista interpretativo, oferecia uma forma diferente de se usar a linguagem como um meio de explicar mais sublimemente o mundo a sua volta.
            Em suma, somos levados a crer que a literatura é um dos meios mais importantes para se desvendar o mundo que está a nossa volta. A sua linguagem, rica em figuras interpretativas, tem desafiado a sociedade a um momento de reflexão.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes