10 dezembro 2011

Como superar as batalhas espirituais - Efésios 6.10-20

de Magnus Kelly da S. Oliveira.


Uma das principais coisas que o crente deve saber após aceitar a Jesus como Salvador e Senhor de Sua vida é que sua decisão, embora não se perceba pelos olhos espirituais, causou um choque tremendo no reino das trevas. Pois é, a decisão de uma pessoa em se tratando de aceitar a Cristo, é uma atitude de um impacto tremendo. Por mais que pensemos que foi apenas mais uma, entre muitas decisões que estamos acostumados a tomar todo dia, a toda hora, entretanto, não foi. Tudo quanto pensamos, falamos ou fazemos têm efeitos sobrenaturais. Nada é por acaso.
Quando alguém decide entregar sua vida nas mãos de Deus, através de Jesus Cristo, pelo menos uma coisa de praxe deve acontecer: A partir deste momento essa pessoa acabou de comprar uma briga espiritual pra o resto de sua vida. É bom que se entenda que não estamos falando de uma briga nesta esfera humana, não, mas sim, numa esfera bem mais além; como já dissemos antes, na esfera espiritual.
São várias as referências bíblicas que nos revelam a situação a qual nos submetemos ao nos convertermos a Jesus Cristo. Por exemplo: Em João 10.10, a palavra de Deus diz que a intenção do inimigo é roubar, matar e destruir. Já em I Pedro 5.8, a palavra diz: O diabo vosso adversário, anda ao derredor, rugindo como um leão, procurando a quem possa tragar. Como também, em Efésios 6.12, onde sabemos que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, as potestades, os poderes deste mundo tenebroso e as forças espirituais da maldade que sobrevoam as regiões celestiais. Com isso entendemos que a nossa vida é uma batalha e que essa batalha é contra o próprio reino das trevas que deseja nos derrotar.
Entretanto, é lamentável ver tantas pessoas ao se depararem com essa situação de combate, desistirem da caminhada. Realmente somos levados a considerar que nesse ponto o inimigo tem tido muito sucesso, pois através de suas estratégias e armadilhas ele tem atingido muitos crentes em sua fé. Mas é bom que a gente entenda também, que por mais poderoso que o nosso adversário seja, e por mais estratégicas que sejam as suas ciladas contra as nossas vidas, temos um Deus que luta por nós. Aquele a quem podemos recorrer em tempos de adversidades. O que nunca perdeu em batalha. O Senhor dos exércitos. O Rei da glória.
A respeito deste Deus a Bíblia Sagrada faz numerosas declarações. No livro dos Salmos, por exemplo, no capítulo 24, diz que: “Do Senhor é terra e toda a sua plenitude; o mundo e tudo o que nele existe”. No capítulo 28 diz que: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei”. Ainda nos Salmos, capítulo 40, o salmista diz: “Esperei com paciência pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. É claro que além dessas passagens bíblicas, encontramos várias outras no decorrer de toda a Palavra de Deus.
Todavia, o que nós queremos mesmo que o leitor perceba é que uma pessoa que se compromete em viver para Cristo não deve fazê-lo de maneira descompromissada, muito menos achando que não vai se dá de cara com represálias e confrontos demoníacos, porque vai. Então, o quanto mais cedo o crente acordar para isso, mais apressadamente ele irá procurar medidas para se defender desses ataques causados pelo reino das trevas e consequentemente procurará se preparar para atacá-lo também.
No livro de Efésios, no capítulo 6, a partir do versículo de número 10, o Espírito Santo inspirando o apóstolo Paulo para que escrevesse à Igreja que estava em Éfeso, revela quais as medidas que devem necessariamente ser tomadas pelo crente para se defender e ao mesmo tempo atacar as hostes espirituais de Satanás. Note primeiramente que o texto está se referindo a Armadura de Deus que é indispensável na vida daqueles que querem viver de forma vitoriosa contra Satanás: “Revesti-vos de toda a Armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Efésios 6.11.
Neste caso, dá para se perceber que não temos condições de sermos crentes sem que estejamos preparados para toda e qualquer investida do nosso adversário. É por isso que se faz necessário, mesmo que o Espírito de Deus já habite em nós, que estejamos protegidos e nos revestindo deste Espírito, ou seja, pondo mais uma peça desta roupagem que o Espírito Santo nos dispõe. Assim, somos levados a entender que Deus tem reservado para nós todo equipamento do qual somos necessitados para esta batalha. Entretanto, queremos fazer menção de algumas destas peças da armadura de Deus encontradas neste texto, em Efésios capítulo 6:
Por mais que o Espírito Santo nos revele vários elementos essenciais à Armadura de Deus pra nós, destacamos apenas três que queremos enfatizar neste nosso estudo da Palavra sobre “Como Superar as Batalhas Espirituais”. O primeiro elemento é a fé. Note que sobre este elemento, o Espírito diz: “Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”, Efésios 6.16. Diante desse texto, queremos deixar uma palavra a você, leitor, que é impossível viver para Cristo sem crer que Ele existe e que é poderoso e que luta por nós e ainda, está disposto a nos ajudar independentemente de qualquer situação, seja ela boa ou ruim. Para seguirmos a Jesus temos que confiar nele, entregarmos nossas vidas em Suas mãos e descansarmos, pois Ele tem o controle de todas as situações.  Todavia não estamos falando também de uma fé morta, daquela que apenas lhe faz aceitar o fato da existência de Jesus, não. Estamos falando de uma fé produtiva, daquela que é capaz de fazer com que uma pessoa que crê em Jesus, não viva com medo dos ataques sofridos pelo Diabo. Mas de uma fé que age e que enfrenta os próprios medos, que tem coragem de arriscar sabendo em o nome de quem se está agindo. A fé verdadeira que não deixa aquele que a contém ficar de braços cruzados deixando o Diabo rir da situação, mas uma fé que resiste ao adversário e o faz fugir de sua presença. “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. I João 5.4b.
O segundo elemento que queremos trabalhar neste estudo é a palavra de Deus. “E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, Efésios 6.17b. É indispensável que na vida do crente, a Palavra de Deus esteja presente continuamente, pois esta palavra é o manual de Deus para a vida dos que querem lhe servir. É na Bíblia Sagrada que Deus irá se revelar para os Seus. Em cada capítulo e versículo deste Livro, Deus tem algo para dizer aos seus filhos. É aí que Ele revela a Sua vontade, onde mostra como a vida realmente é: não da forma como a vemos pelos nossos olhos naturais, mas pelos Seus próprios olhos, ou seja, através da Bíblia Sagrada somo capazes de enxergar o mundo pela Sua visão. Por isso, é importante conhecer esta Palavra.  Está escrito Nela que: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”, Oséias 4.6. No livro de Mateus, capítulo 4, ao iniciar do versículo 1, está contida uma passagem onde Jesus foi levado em espírito para o deserto. E após chegar ali, passou 40 dias e 40 noites sem comer. Depois disso, diz a bíblia, chegou o inimigo para tentá-lo. Note nesse texto que a tentação de Satanás foi toda em cima da Palavra, ou seja, daquilo que estava escrito a respeito de Jesus. Mas, mesmo o inimigo sendo perito em conhecer a Palavra de Deus e usá-la de forma distorcida para atrapalhar a Jesus em Sua missão, contudo, não foi bem-sucedido, porque Jesus também A conhecia e por conhecer esta Palavra o resistiu a ponto de Satanás não ter como sair deste confronto como vencedor.
Com isso, entendemos que é preciso da parte de cada crente o conhecimento da Palavra de Deus. Quando há pelo crente o desejo de saber qual é a vontade de Deus para a sua vida e este desejo é alimentado pela busca incessante da Palavra de Deus, então esse crente tem agora bem mais condições de descobrir quem de fato é o seu adversário, quais são as suas estratégias, em quais momentos ele pode agir e que esta ação pode acontecer a qualquer instante de sua vida e que além de tudo isso, ele pode se preparar de maneira bem mais cautelosa para lhe resistir e sair vitorioso de qualquer tentativa de ação do mal.

E por fim, o último elemento que desejamos trazer ao conhecimento dos nossos irmãos é a oração. “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito”, Efésios 6.18. O crente tem que ter experiência com Deus e uma das maneiras para que isso aconteça é exatamente buscá-lo através da oração. Quando alguém está orando, está falando com Deus, ou seja, está próximo de Deus, isto é, quando se está fazendo isso com o coração quebrantado. A oração mexe com o ser humano, o eleva a um nível de vida além daquele do qual estamos acostumados, referimo-nos ao natural. A sua forma de olhar para o mundo muda, os seus pensamentos mudam, as suas ações mudam, enfim, todo o seu viver muda, porque através de uma vida de oração àquele que ama a Deus, está próximo de Sua vontade e automaticamente de uma vida bem melhor, cheia de vitórias e repleta de testemunhos bem-sucedidos.
Às vezes alguns irmãos não entendem porque estão na igreja há tanto tempo e não conseguem viver a paz de Deus. Vivem frustrados, sem perspectivas de vida, de esperança. Mas não conseguem entender que isso é porque não vivem um relacionamento de intensidade com Deus. Enquanto isso, a Palavra de Deus está dizendo: “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”. Mateus 21.22. E ainda: “Orai sem cessar”, I tessalonicenses 5.17.  Ou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate abrir-se-lhe-á”, Mateus 7.7-8. Que possamos buscar mais a Deus através das nossas orações, pois só assim seremos vitoriosos diante das investidas do inimigo.
 Diante disso, a nossa oração a Deus é para que todos aqueles que buscaram a ajuda de Deus para serem vitoriosos diante de uma vida cheia de lutas e desafios, tenham encontrado, através deste pequeno estudo da Palavra, uma orientação de Deus. Assim sendo, muito nos regozijaremos em Deus, em saber que através deste veículo de informações, fomos úteis para de alguma maneira tentar levar a nossa ajuda a alguém. Que Deus continue nos abençoando. Amém.
Postado por: Ev. Magnus Kelly.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes