16 fevereiro 2013

O CARÁTER DE CRISTO

Mateus 11:29: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas; porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 

Geralmente, quando se fala de caráter, está se falando, na verdade, daquilo através do qual se manifesta algo, é o que caracteriza, o que identifica, torna público, que denuncia. 

Infelizmente, podemos dizer que esse termo tem sido visto ou interpretado de maneira ambígua e equivocada. 

Há quem pense que a manifestação do caráter se dá pelo que a pessoa tem. Com isso, não é difícil percebermos pessoas que acham que porque têm uma cara bonita ou um sorriso simpático é gente boa e merecem o nosso crédito. Todavia, é bom entendermos que a aparência não é tudo. A bíblia diz que quando Samuel, o profeta do Senhor foi ungir um rei para Israel, ele optou por escolher pela aparência, mas Deus o reprendeu dizendo que não, pois o homem vê o que está no exterior, mas Deus vê o coração. "Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16. 7). 

A cada dia que passa temos que pedir a Deus discernimento em relação às coisas que estão à nossa volta. Não são poucos aqueles que estão do nosso lado, os mais chegados e que se escondem por trás da aparência. Não é difícil identificar os que usam da falsa piedade para se aproveitarem da ingenuidade do próximo. Mas a palavra de Deus é categórica em dizer que devemos ter cuidado com esse tipo de gente, que só busca os seus próprios interesses. “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. (II Timóteo 3:1-5).



Há quem pense ainda, que o caráter se mede pelo que a pessoa faz. Com relação a esse grupo, podemos dizer que são muitos os que, atualmente, se revestem de boas obras, de grandes façanhas etc. Entretanto, dizemos que o maior problema não é porque alguém está fazendo isso ou aquilo, mas sim, com qual objetivo se está fazendo determinada coisa. Muitos só querem aparecer, e acham que porque estão fazendo alguma coisa, merecem a glória, o elogio. “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mateus 7.23). 



O senhor Jesus, em Sua palavra, no versículo básico desta reflexão, nos conclama a irmos a Ele a fim de aprendermos com Ele, pois Ele é manso e humilde de coração. Com isso entendemos que o caráter não se mede pelo que se tem, tampouco pelo que se faz, mas pela manifestação do que a pessoa realmente é. Jesus não disse: aprendei de mim porque eu tenho, ou porque eu faço; mas disse: aprendei de mim porque eu Sou. Neste versículo Ele nos ensina pelo menos duas qualidade muito importante na vida de qualquer cristão. Uma delas é a mansidão. 

A mansidão é qualidade de controle, é a consciência de se saber que pode revidar sobre determinada ação, mas não o faz, porque não existe para esse determinado momento uma necessidade, é o ter, mas não para usá-lo com fins interesseiros, não para enganar, para tirar proveito próprio etc. 

Outra é a humildade. Ao contrário da intenção daqueles que usam seus talentos para se exibir como também chamarem a atenção para si, a humildade molda o ser humano de tal forma que não chama atenção, não se exibe, não busca reconhecimento próprio. Quando o Senhor Jesus fazia um milagre era comum a pessoa que recebia tal milagre ouvir da parte de Jesus o seguinte: vá mas não o digas a alguém, “Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém”, (Mateus 8:4). Com isso, entendemos que o propósito de Deus para o nosso caráter não é que sejamos vistos pelo temos, nem pelo que fazemos, simplesmente, mas principalmente pelo que somos no Senhor. Assim sendo, a vontade de Deus nessa palavra é para que aprendamos a viver com convicção daquilo que está sob o nosso poder, assim como, vivermos sem que seja preciso nos exibir para quem quer que seja. Que o Senhor nos abençoe.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes