08 março 2011

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO: I CORÍNTIOS 12.1-11


O significado de dom espiritual;
É uma habilidade especial, um talento dado pelo Espírito Santo para a realização de algo que está acima da nossa capacidade natural. Pode ser entendido como uma ferramenta de trabalho no reino de Deus, uma arma de defesa ou mesmo de ataque na luta espiritual. É indispensável na vida do crente.
A classificação dos dons;
*Segundo o que consta na lista de Paulo em I Coríntios 12, os dons espirituais são pelo menos nove. Podem ser classificados basicamente em três grupos;
*Dons de inspiração: Inspiração neste caso pode ser entendida como um sopro; como se alguém soprasse em nós e nos fizesse absorver esse sopro. Este alguém é o Espírito Santo, o sopro são as informações que Ele transmite as nossas mentes e aos nossos corações.  
_Variedade de línguas – as línguas, também conhecidas como, línguas estranhas, são emitidas por mim a partir do momento que o Espírito Santo as transmite para o meu cérebro em forma de informações; conforme as informações que eu recebo Dele, da forma como eu as recebo, eu também as transmito. Se as informações vêm em forma de línguas misteriosas, então, transmitirei línguas misteriosas. Não há confusão em receber esse dom porque primeiro Deus não é Deus de confusão; depois, porque juntamente com o dom vêm uma alegria sem medida e o pensamento que temos ao comunicar tais mistérios, é parecer estarmos no céu, falando com o próprio Deus, bem pertinho Dele. Isso deixa qualquer crente bem edificado.
_Interpretação de línguas – a exemplo do que acontece com as línguas estranhas, igualmente o Espírito Santo, envia para o banco de dados da nossa mente uma série de informações, que ao serem identificadas como vindas deste Espírito maravilhoso, da mesma forma como são recebidas essas informações, são repassadas, através da minha emissão sonora. Se as informações são de interpretação, então o próprio Espírito se responsabiliza em enviar o significado do que está sendo falado. Com relação a essa operação, a pessoa que tem esse dom pode receber a informação de interpretação dela mesma falando, como pode receber a informação para interpretar o que outra pessoa está a falar.
_Profecia – é um dom que remete uma mensagem profética. Também de inspiração por se tratar de um dom movido sob as orientações do Espírito Santo. Através deste dom o Espírito usa um vaso, no caso um irmão, que ao receber Sua palavra tem a responsabilidade de repassá-la a igreja. A mensagem pode ser instantânea e prá o momento em que foi revelada; como pode também ser transmitida prá se cumprir depois. Tem que está de acordo com a bíblia e ser usada para a edificação da Igreja e principalmente para glorificar a Deus.
*Dons de revelação: é a capacidade dada pelo Espírito de Deus de saber coisas que para muitos ainda são mistérios. O Espírito Santo através de Sua operação maravilhosa revela aos seus filhos e os seus filhos passam a conhecer a Sua vontade naquele momento. É bom lembrar que tudo deve estar de acordo com as sagradas escrituras, a palavra de Deus.
_Palavra da ciência – é a palavra da revelação; pode ser transmitida através de um sonho, de uma visão ou até mesmo de um sussurrar do Espírito Santo com relação a algum texto da Bíblia. Muito usada prá avisar de perigos, admoestar ou preparar corações antecipadamente. Pode ser para o momento, mas pode ser também para momentos posteriores, tanto prá revelar algo a uma pessoa, apenas, quanto prá muitas. Todavia, tais revelações, sempre com base bíblica.   
_Palavra da sabedoria é a capacidade dada pelo Espírito para pregação da palavra; é a capacidade que o cristão recebe para extrair da Bíblia Sagrada sermões de sabedoria para ensinar, redargüir, edificar, doutrinar, mostrar o caminho certo a se percorrer;
_Discernimento de espíritos é a condição espiritual capaz de saber distinguir certas situações. Através do discernimento passa a existir no crente uma percepção bem mais apurada do que está a sua volta. É uma visão mais aguçada, um tipo de julgamento crítico, criterioso. Na medida em que as coisas vão acontecendo, o Espírito Santo vai condicionando-nos a fazer uma leitura instantânea da coisa, seja lá o que ela for. Pode ser até um aperto de mão, um sorriso, tapinhas nas costas, etc.
*Dons de poder: podemos dizer que são dons de muita utilidade na igreja. São dons que dão autoridade, que impõem respeito, que evidenciam a operação do Espírito Santo de uma forma muito espantosa. Provoca admiração, atrai multidões, confirma a presença de Deus no meio do Seu povo.
_ podemos dizer que a fé neste caso é uma convicção especial que o Espírito Santo concede aos crentes com relação a Deus e ao Seu poder de realizar tudo e qualquer coisa. É a certeza de que Deus dependendo de Sua vontade pode agir a qualquer hora e reverter o quadro, independentemente da situação. Além disso, é saber que Deus continua sendo Deus, mesmo não realizando aquela cura, ou aquele milagre do qual eu tanto precisava. A fé traz segurança, calma, paz na alma e no coração.
_Dom de curar – também um dom de poder do Espírito Santo. Através deste dom maravilhoso este Espírito, outorga poder ao crente para curar pessoas. É uma capacidade especial, uma condição espiritual fantástica capaz de até fazer paralítico andar, mudo falar, câncer ser eliminado. Muito útil num ministério. 
 _Dom de fazer maravilhas – este dom pode ser entendido como um dom capaz de mexer até com as forças da natureza. Sua ação também diz respeito a curas milagrosas, a trazer de volta a vida alguém que já morreu ou o próprio poder de usar a palavra para por meio desta, revolucionar inúmeras vidas. A própria decisão de tomar cuidado com o que fala, com o que faz e até com o que pensa, pode redundar em maravilhas causadas pelo Espírito Santo.  
A busca dos dons;
*A busca dos dons ainda está à disposição de todo crente que deseja uma vida mais fervorosa diante de Deus e dos homens;
*Deve fazer parte dos propósitos de vida de cada crente;
*O apóstolo Paulo aconselha a pedir os melhores dons; exemplo, o de profetizar.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Teste Teste Teste Teste

Copyright © PASTOR MAGNUS KELLY | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes